América Latina / Brasil

Congresso de trabalhadores latino-americanos deve repudiar golpe no Brasil

Imprimir
Terça, 26 Abril 2016
Acessos: 1001
Compartilhar

Os ex-presidentes Lula e José Pepe Mujica participam, entre os dias 26 e 29 de abril, do  3º Congresso Internacional da Confederação Sindical das Américas (CSA), em São Paulo, ao lado de cerca de 500 delegados sindicais latino-americanos.  No Congresso, será denunciado o golpe de estado em curso no Brasil.

A CUT montou um estande no evento para distribuir um artigo em quatros idiomas (português, espanhol, inglês e francês). O objetivo é informar sobre o golpe contra a Presidente Dilma e pedir a solidariedade ao movimento sindical internacional. Se for sacramentado, a proposta é que as organizações sindicais não reconheçam o novo governo golpista.

Para o secretário de Relações Internacionais da CUT, Antônio Lisboa, os trabalhadores do continente devem dar uma resposta unitária aos golpistas de direita. Além do Brasil cita os casos de retrocesso na Argentina, os ataques que vêm sofrendo a Venezuela, Chile, Equador, Uruguai, Bolívia, sem falar nos golpes consolidados em Honduras e no Paraguai.

“Não é uma coincidência, é a construção de um discurso por meio dos meios de comunicação e do boicote empresarial para afetar a economia. Uma ofensiva da direita que exige estarmos preparados para essa nova realidade com uma CSA de mais resistência e combate”, defende o dirigente, em informativos da CUT e do PT.  

Para Lisboa, “o avanço do capital internacional mira riquezas que podem nos oferecer autonomia, como o pré-sal e a água. Além disso, o Brasil é parte dos BRICS (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), um bloco econômico que ameaça a hegemonia americana”.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias, com informações da CUT-Nacional.

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.