América Latina / Brasil

Dilma: Fui sabotada

Imprimir
Quinta, 12 Maio 2016
Acessos: 1259
Compartilhar

Em duro pronunciamento após ser notificada de seu afastamento, Dilma conclama a mobilização popular pela retomada de seu mandato.

Em discurso oficial no Palácio do Planalto, no início da tarde de hoje (12), logo após ser notificada de que o Senado havia admitido o processo de seu impeachment, Dilma afirmou que foi vítima de uma sabotagem para criar um clima de instabilidade que justificasse o golpe e de uma injustiça que quer deslegitimar o voto de milhões de brasileiros e acabar com um projeto político de inclusão social.

“Vamos mostrar ao mundo que há milhões de defensores da democracia em nosso país. Eu sei e muitos sabem que a História é feita com luta, e sempre vale a pena lutar pela democracia. É o lado certo da História. Jamais vou desistir de lutar”, disse. “Este golpe não visa apenas me destituir, uma presidenta eleita pelo voto de milhões em uma eleição justa. Ao destruir meu governo, querem na verdade impedir a execução do programa que foi escolhido pelos votos majoritários. O golpe ameaça não só a democracia, mas conquistas que a população alcançou na última década.”

Ao fim da sessão iniciada ontem, o Senado aceitou o pedido de julgamento do processo de impeachment, por 55 votos contra 22. A partir de hoje Dilma fica afastada do cargo por até 180 dias, sem perda de mandato, enquanto senadores julgam se Dilma cometeu ou não crime de responsabilidade.

Após a declaração, Dilma deixou o Palácio pela porta da frente, caminhou até a Praça dos Três Poderes e foi recebida por centenas de eleitores e militantes de movimentos sociais.

“Tenho orgulho de ser a primeira mulher eleita presidenta do Brasil. Nestes anos, exerci meu mandato de forma digna e honesta. Honrei os votos que recebi e em nome deles e de todo o povo vou lutar com todos os instrumentos legais que disponho para exercer meu mandato até o fim, em 31 dezembro de 2018”, disse. “Meu governo foi vítima de sabotagem. Não me deixaram governar para forjar um ambiente propício ao golpe.”

Imagem: Juca Varella - Agência Brasil

 

Fonte: Rede Brasil Atual

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.