América Latina / Brasil

A luta geopolítica por trás do impeachment

Imprimir
Sexta, 01 Julho 2016
Acessos: 1948
Compartilhar

O destino da América Latina está em jogo no Brasil. O gigante sulamericano é o centro da maior luta geopolítica continental desde o fim da Guerra Fria, batalha disfarçada de julgamento político e crise interna brasileira. O resultado do conflito é incerto.

por Luis Vignolo

Ainda é possível que fracasse a manobra para destituir a presidente constitucional Dilma Rousseff e ela retome o exercício de seu cargo. Inclusive, se conseguirem derrubá-la em definitivo, a sorte do atual governo interino não estaria assegurada. A fragilidade de Temer se acentua devido à crise econômica e aos novos escândalos das gravações que revelam a trama oculta do impeachment.

Ainda que sua gestão deixasse de ser interina, dificilmente poderia eliminar a possibilidade de eleições antecipadas, única opção que devolveria legitimidade plena ao sistema. Se Dilma e Lula triunfam, seja porque dois ou três senadores mudem seu voto no julgamento político, ou através das eleições antecipadas, então o Brasil manterá sua vocação autonôma frente ao poder dos EUA, bem como sua liderança latino-americana e seu protagonismo nos Brics, rumo a uma nova multipolaridade global.

Por outro lado, se o governo interino tornar-se definitivo, teríamos como resultado um Brasil subordinado aos ditames estadunidenses, sem protagonismo latino-americano, nem nos Brics. Como consequência, a América Latina seria novamente balcanizada, fragmentada através dos tratados de livre comércio (TLC) de última geração, bilaterais ou plurilaterais como o Tratado Transpacífico (TPP), e os acordos militares com EUA e Otan. As transnacionais do complexo industrial-militar-financeiro localizadas em Washington fariam valer seus interesses. Em consequência, o desenvolvimento industrial, científico e tecnológico brasileiro latino-americano ficaria novamente estacionado.

Fonte: Caros Amigos

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.