Comunicação

Em defesa da Comunicação Pública e da Cultura ato pede "Fora Temer!"

Imprimir
Sábado, 21 Maio 2016
Acessos: 2241
Compartilhar

Na noite desta sexta-feira (20), em meio aos ataques à EBC, à Comunicação Pública, à Cultura, à legalidade e à democracia, entidades, coletivos, radialistas, jornalistas, políticos, artistas, músicos, entre outros integrantes da sociedade civil realizaram um ato em frente à sede da empresa no Centro do Rio.

Imagem: Samuel Tosta

 

Organizada por entidades da sociedade civil como  o Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação - FNDC, trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e ativistas, a manifestação é uma reação à extinção do Ministério da Cultura e ao ataque à EBC patrocinados pelo governo interino de Michel Temer, e exigiu um sistema de comunicação livre da interferência econômica ou governamental, em consonância com o artigo 223 da Constituição. 

No caso da Empresa Brasil de Comunicação, o diretor-presidente, Ricardo Melo, foi exonerado nesta terça (17) mesmo tendo mandato até 2020. Em razão disso, foi criada a Frente em defesa da EBC e da Comunicação Pública, uma das organizadoras do ato. A Frente divulgou um manifesto no mesmo dia da exoneração de Melo sobre a situação da empresa, repudiando a destituição de Melo e alertando para as ameaças ao projeto. O manifesto foi divulgado na forma de abaixo-assinado virtual e pode ser assinado online. 

Na questão que envolve o Ministério da Cultura, a extinção do órgão e a incorporação da área ao Ministério da Educação foi criticada por artistas e produtores culturais de todo o país. Nos últimos dias se multiplicaram ocupações de sedes do Minc em diversas cidades. O ato é uma forma de se somar a essa jornada de denúncia contra a destruição das políticas públicas do setor. 

O ato se concentrou inicialmente na Rua Gomes Freire,  partindo da TV Brasil, na Lapa, em direção ao Palácio Capanema, já ocupado por ativistas da  cultura, encerrando com um encontro musical que reuniu de forma inédita os cantores e compositores, Caetano Veloso e Erasmo Carlos. 

 Imagem: Samuel TostaImagem: Samuel Tosta

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.