FSM / Cúpula dos Povos

UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL e cada vez mais urgente!

Imprimir
Terça, 22 Maio 2012
Acessos: 2039
Compartilhar

Por Emanuel Cancella *


Na Grécia cerca de 50% dos jovens abaixo de 25 anos estão desempregados. A União Européia se aproxima dos 25 milhões de desempregados, na maioria jovem.

Os aposentados, assim como os jovens, também são vítimas da crise financeira internacional, na Grécia um aposentado se suicidou, Dmitris Cristoulas, de 77 anos, matou-se a cem metros do parlamento. Ele também comparou o governo, que está implementando medidas econômicas perversas em troca de empréstimos da UE-FMI, ao regime imposto pelas forças nazistas de ocupação em 1941.

Vale lembrar que o epicentro da crise financeira internacional foi nos Estados Unidos. O problema é que os governantes da Europa e dos EUA só se preocupam em salvar bancos e empresas.

A população desses países começa a reagir repercutindo no mundo, com manifestações gigantes e globalizadas como o “Ocupe” e paralelamente vários governantes estão sendo derrotados nas urnas, como o primeiro ministro espanhol José Luis Rodrigues Zapateiro, o presidente francês, Nicolas Sarkozy. Barack Obama que vai tentar se reeleger em novembro próximo que ponha suas barbas de molho!

Nesses momentos vem à mente o Fórum Social Mundial que se contrapõe ao de Davos, com o célebre desafio: “Um outro mundo é possível”. Chega de usar a economia de estado para salvar banqueiros e empresários. São milhões de velhos e jovens, uns sem emprego e outros vendo suas aposentadorias minguar.

É preciso reduzir as horas da jornada de trabalho que foram estipuladas há quase um século. A França em 1919 foi o primeiro país a estabelecer a jornada diária de 8 horas. Reduzir a jornada de trabalho sem reduzir os salários para gerar mais emprego, principalmente para os jovens. É preciso também proteger a velhice, tornando suas aposentadorias e pensões irredutíveis.

Chega de governar para os ricos. E preciso deixar claro para essa turma que nós, os trabalhadores, não pagaremos a conta dos governantes incompetentes que querem proteger banqueiros e empresários!

* Emanuel Cancella é diretor do Sindipetro-RJ.

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.