Movimentos Sociais

FIST COMEMORA DIA 1º DE MAIO NA PRAÇA CRUZ VERMELHA

Imprimir
Sexta, 29 Abril 2016
Acessos: 2245
Compartilhar

Muitos países em todos os continentes celebram o dia 1º de maio como Dia Internacional do Trabalhador.As marcantes histórias de luta dos trabalhadores lembradas a cada 1º DE MAIO mexem com os outros 364 dias do ano. Muito mais do que um feriado, a data tem por objetivo chamar os povos para uma profunda reflexão sobre direitos adquiridos, senso de cidadania e união popular.

A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa. Ao escolher 1º de maio como Dia do Trabalho, os participantes desse encontro prestaram uma homenagem aos operários dos Estados Unidos.

É que, três anos antes, os americanos organizaram uma gigantesca campanha por melhores condições de trabalho, fazendo mais de 1.500 greves em todo o país. Uma das principais reivindicações era a garantia da jornada de oito horas diárias, pois na época alguns operários trabalhavam até 14 horas por dia. Chicago se tornou um dos principais centros de protestos e uma das manifestações na cidade terminou em tragédia. A polícia reprimiu um movimento de forma violenta, ocasionando a prisão de oito líderes trabalhistas norte-americanos que foram posteriormente enforcados.

Em 23 de abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de maio desse ano dia feriado. Em 1920 a União Soviética adota o dia como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.

No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.

O exemplo dos mártires de Chicago se expandiu pelo mundo todo, pois ninguém é maior do que aqueles que dão a vida pelos seus irmãos.

TODOS ESTÃO CONVIDADOS PARA DIA 1º DE MAIO NA PRAÇA DA CRUZ VERMELHA – Centro RJ às15h.
- CONTRA AS REMOÇÕES E DESPEJOS!
- NÃO AO PROJETO CRIMINOSO ENTREGUISTA DE DILMA E SERRA PARA PETROBRAS!
- ABAIXO OS LEILÕES DO PETRÓLEO!
- PETROBRAS 100% ESTATAL SOB O CONTROLE DOS TRABALHADORES!
- PELA APROVAÇÃO DO PROJETO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS!
- O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!

FIST – FRENTE INTERNACIONALISTA DOS SEM TETO

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
https://www.facebook.com/frenteinternacionalista.fist
http://fistrj.blogspot.com.br
Tel: (21) 2283-0130 - (21) 99606-7119

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.