Movimentos Sociais

Plenária da campanha do petróleo nesta terça, 17, no Sindicato dos Petroleiros, no Rio

Imprimir
Segunda, 16 Maio 2016
Acessos: 2537
Compartilhar

A Campanha Todo o Petróleo Tem que Ser Nosso se reúne nesta terça, 17, para discutir formas de resistência:

 

 

1) contra a entrega do nosso ouro negro a petrolíferas estrangeiras:

2) e contra a dilapidação do patrimônio material e humano da Petrobrás.

Será na Avenida Passos, 34, próximo à Praça Tiradentes, às 18h30. Todas e todos estão convidados.

O Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), controlado por testas de ferro das petrolíferas norte-americanas, está exultante com a chegada à presidência da República do golpista Michel Temer. Esta semana, o IBP encaminha uma carta a Temer e ao seu Ministro de  Minas e Energia,   (PSB-MG), pedindo uma audiência para discutir, em caráter de urgência, uma pauta que interessa muito às empresas estrangeiras, mas é altamente lesiva aos trabalhadores e pequenos empresários nacionais do setor petróleo. A pauta inclui, segundo matéria publicada no Valor Econômico:

- Fim do monopólio da Petrobrás na operação do pré-sal (substitui Lei de Partilha pela concessão de áreas a empresas estrangeiras, inviabilizando a fiscalização do petróleo que é prospectado e levado para fora do Brasil).

- Leilão das áreas “unitizáveis”

- Renovação do Repetro (uma lei aprovada no governo FHC que isentava empresas estrangeiras fornecedoras de material para a indústria do petróleo do pagamento de impostos, o que levou cerca de cinco mil empresas nacionais correlatas à falência)

- Ajuste na política de conteúdo local (medida instaurada desde o primeiro governo Lula, que oferece garantias à indústria nacional, visando a abertura de empregos, tendo viabilizado a retomada na indústria naval). Os ajustes visam derrubar o protecionismo.

- Novas licitações no pré-sal (pelo sistema de concessão, que é pior dos mundos possíveis para o Brasil)

O tempo não espera. Os entreguistas têm pressa em destruir nossos empregos, a Petrobrás e a indústria nacional. Estão claramente a serviço de interesses externos. Só a união entre os trabalhadores e os mais diversos setores da sociedade, comprometidos com o futuro do país, pode reverter isso. Todos à plenária!

Fonte: Agência Petroleira de Notícias

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.