Movimentos Sociais

Polícia Federal desocupa o Palácio Gustavo Capanema

Imprimir
Terça, 26 Julho 2016
Acessos: 1951
Compartilhar

 

O espaço estava ocupado por dezenas que estava ocupado por dezenas de manifestantes há 70 dias, em protesto contra o governo golpista de Michel Temer e contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
Os ocupantes deixaram o local de forma pacífica. A tropa federal chegou por volta das 8h, fortemente armada, acompanhada de um oficial de Justiça, exigindo que todos se retirassem do local em cinco minutos, sem nenhum pertence. Após conversa, foram negociados 30 minutos para que o acampamento fosse desmontado.
Uma mulher foi agredida pelos militares e os advogados foram impedidos de entrar. O pedido de reintegração de posse foi feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no último dia 15. Nos 70 dias de ocupação, os artistas cariocas promoveram pelo menos mil atividades culturais gratuitas no local, como seminários, shows, aulas, debates e oficinas de capacitação. Pelo menos 100 mil pessoas foram mobilizadas.
O movimento faz a gestão democrática de três espaços do prédio: pilotis, mezanino e auditório. Em nota, os artistas afirmaram que todos os órgãos que funcionam no edifício mantinham suas atividades regularmente, coabitando harmonicamente com as atividades culturais, artísticas, políticas e sociais da ocupação.

Fonte: Fernando Paulino, jornalista

 

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.