Nacional

OAB-RJ homenageia Modesto da Silveira

Imprimir
Quarta, 07 Junho 2017
Acessos: 1881
Compartilhar

Numa justa homenagem ao brasileiro que mais defendeu presos políticos, a OAB-RJ vai inaugurar o Auditório Modesto da Silveira, no próximo 13 de junho, às 17 horas. A cerimônia será no 9º andar, na Avenida Marechal Câmara, 150, no centro do Rio.

Modesto da Silveira faleceu em 22 de novembro de 2016, aos 89 anos.  Em 1978, foi o mais votado deputado federal do Rio de Janeiro. Nos últimos anos dedicou grande parte de seu tempo à defesa da Petrobrás 100% estatal e pública, participando da campanha Todo O Petróleo Tem que Ser Nosso, no Sindipetro-RJ.  

Modesto levantou bem alto a bandeira dos direitos humanos. No parlamento, foi um guerreiro na luta pela anistia ampla, geral e irrestrita aos presos políticos mas que excluía os mandantes dos crimes da ditadura e os torturadores. Sua proposta, mais avançada, que atendia aos anseios das vítimas e de seus familiares, foi derrotada por apertados cinco votos.

 Mesmo doente, com idade avançada, nunca fugiu das batalhas. Quando a polícia do Sérgio Cabral cercou a Aldeia Maracanã, expulsando violentamente os seus moradores, Modesto saiu de casa de madrugada para apoiar os índios, chegando a apanhar da polícia e a ser jogado no chão pelos trogloditas.

 O convite da OAB-RJ para a inauguração do Auditório Modesto da Silveira na próxima terça-feira (13) é se estende à sua vasta legião de amigos.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias (Por Fátima Lacerda)

Compartilhar

Copyright © 2017 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.