Notícias da campanha

“As multinacionais não encontraram nada de petróleo no Brasil” denuncia diretor do Sindipetro-RJ

Imprimir
Segunda, 07 Novembro 2011
Acessos: 1794
Compartilhar

Nesse sábado (5), no Seminário dos Movimentos Sociais de Niterói, realizado na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Emanuel Cancela foi taxativo ao denunciar a inoperância das multinacionais que não conseguiram encontrar petróleo no Brasil no período dos contratos de risco da ditadura militar. Convidado para falar sobre as privatizações do nosso precioso ouro negro, o petroleiro enfatizou que só o elevado investimento público possibilitou a Petrobrás reunir as condições técnicas para descobrir o pré-sal.

- Dizem que foram os leilões que desenvolveram a exploração do petróleo no Brasil. Isso é uma falácia! Foi o monopólio estatal que possibilitou a descoberta do pré-sal. As empresas multinacionais na década de 1970 tiveram todas as portas do país escancaradas para explorar o petróleo, graças os contratos de risco estabelecidos pela ditadura militar. Mas as multinacionais não encontraram nada de petróleo – destaca Cancella.

O militante da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso ainda ressalta o papel da Petrobrás e do monopólio estatal:

- Com forte investimento público, a Petrobrás se tornou uma grande petroleira estatal com tecnologia de ponta na exploração do petróleo em águas profundas e super profundas. Foi a Petrobrás que descobriu o pré-sal, por isso essa riqueza tem que ser colocada a serviço do povo brasileiro e não do lucro de poucos empresários.

Emanuel Cancella ainda celebra o fato de estarmos há dois anos sem a realização de leilões que privatizam nosso petróleo, entregando-os para serem explorados por empresas privadas estrangeiras e nacionais. Mas o experiente sindicalista lembra que a luta ainda é longa para que o Governo Federal não realize a rodada de leilões anunciada no início desse ano e para que se retome o monopólio estatal petróleo com uma Petrobrás 100% pública e estatal.


Fonte: Agência Petroleira de Notícias

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.