Questões Urbanas

Confederação das Associações de Moradores reúne 2.800 delegados em Congresso

Imprimir
Quinta, 26 Maio 2011
Acessos: 1408
Compartilhar

Mais de 2.800 delegados participam do congresso da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), que acontece de hoje (26) a 29 de maio, em Praia Grande, São Paulo. A entidade reúne federações estaduais, uniões municipais, associações comunitárias, entidades de bairro e similares. Foi fundada no dia 17 de janeiro de 1982.

A Conam congrega mais de 550 uniões municipais de associações de moradores, marcando presença em 26 estados da Federação e Distrito Federal. É filiada à AIH - Aliança Internacional dos Habitantes - e a FCOC - Frente Continental de Las Organizaciones Comunales - que reúnem, respectivamente, as entidades comunitárias de todo o mundo e do continente americano. Participou ativamente das 10 edições do Fórum Social Mundial, integrou a coordenação do Fórum Nacional de Lutas e participa da Coordenação dos Movimentos Sociais - CMS.

A Conam organizou inúmeras caravanas e manifestações pelos direitos sociais como moradia, saúde, reivindicações da população e da base do movimento comunitário. Teve papel importante nas grandes batalhas do povo brasileiro como a luta pelo fim da ditadura, pelas Diretas Já, pela Constituinte de 1988 e pelo Impeachment de Collor, além da resistência à aplicação do projeto neoliberal.

A última jornada de luta da Conam foi realizada em 20 de maio de 201, quando lideranças comunitárias de todo o  país se mobilizaram, na luta por reforma urbana,    A Conam tem acento no Conselho Nacional de Saúde, Cidades e Juventude, contribuindo na elaboração das políticas públicas, com participação popular e controle social. 

Fonte: Agência Petroleira de Notícias, com informações da Comissão Organizadora do 11º Congresso da CONAM

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.