Questões Urbanas

Cariocas realizam grande passeata contra o aumento das passagens e pela tarifa zero

Imprimir
Sexta, 14 Fevereiro 2014
Acessos: 1212
Compartilhar

Nesta 5ª feira (13), os manifestantes voltaram às ruas e fizeram uma longa passeata, incisiva contra o aumento das passagens, porém descontraída e animada por ritmos brasileiros, como o samba, e palavras de ordem criativas. A grande passeata terminou com ato em frente à Prefeitura do Rio




Nesta quinta-feira (13), ativistas cariocas fizeram uma manifestação pacífica contra o aumento das passagens de ônibus e trem. Os manifestantes saíram em longa passeata, que saiu da Igreja da Candelária, passaram por toda Avenida Presidente Vargas, até se concentrarem em frente a Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova, onde realizaram um grande ato.



Além de serem contra o aumento das passagens, pela tarifa zero, os manifestantes deixaram claro a defesa da democracia (conquista que ceifou centenas de vidas no país), bem como exclamaram palavras de ordem pela desmilitarização da polícia e contra os políticos que ignoram as reivindicações da população.

Ao se aproximarem do Comando Militar do Leste (Exército) e da Estação Ferroviária Central do Brasil, os manifestantes fizeram uma parada de um minuto de pesar pelas mortes do cinegrafista Santiago Andrade e do camelô Tasnan Accioly. Este último, lembraram os ativistas, foi esquecido pela mídia, mas morreu no mesmo dia, atropelado por um ônibus que, em marcha à ré, tentava escapar da cortina de fumaça das bombas lançadas pela Polícia Militar contra os ativistas.

Foi lembrado, também, que muitos outras pessoas morreram nos protestos. Ano passado, por exemplo, foi morto o professor e sindicalistas, Emílio Araújo. Um ativista confidenciou que o cinegrafista Santiago Andrade era um entusiasta das manifestações. “Perdemos um apoiador e nem nos permitiram saber disso. Se pararmos para contar os companheiros que se foram, podemos perder as forças”, declarou. Para ele, a luta por uma sociedade justa e igualitária deve continuar.









Fonte: Agência Petroleira de Notícias.

Fotos: Samuel Tosta (Agência Petroleira de Notícias)

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.