Reforma Agrária

Mulheres do MST ocupam fazenda da empresa Suzano, no município de Alcobaça na Bahia

Imprimir
Sexta, 02 Março 2012
Acessos: 1185
Compartilhar

 

O MST informou a formação da 2ª ocupação de mulheres trabalhadoras rurais sem terra em area de eucalipto na região Extremo Sul da Bahia. A primeira aconteceu no dia 28 de março de 2011 no município de Eunapolis na fazenda Nova America de propriedade da Veracel (da finlandesa STORA ENSO).

Durante o ano passado, foram ocupadas diversas outras áreas da mesma empresa, aonde os trabalhadores ainda se encontram e estão em processos de negociação empresa para a criação de assentamentos.


Agora, nessa madrugada de 1 de março de 2012, as mulheres camponesas do MST ocuparam a fazenda Esperança  localizada no municipio de Alcobaça, e  de propriedade da empresa paulista, Suzano Papel Celulose.

Segundo o MST, são 1150 mulheres de vários acampamentos e assentamentos da região. Ainda de acordo com a entidade, "o objetivo é denunciar o descaso social e ambiental que as empresas monocultoras de eucalipto praticam na região. Causam desemprego, pobreza, desiguladade social e a expulsão do homem do campo, provocando o inchaço dos grandes centros urbanos e o aumento da violência a cada dia. Por essa razão é que as cidades da regiao sul da Bahia, são consideradas as mais violentas do país."
 

 
Em documento disponível na Internet, os sem-terra pedem "agilidade nos processos de desapropriação dos latifundios, das grandes areas usurpadas para monocultivo de eucalipto em plena mata atlantica, e o assentamento das 23 mil familias de sem-terra baianos, que continuam acampados.  Muitos deles, há oito anos."
 
As mulheres camponesas reinvidicam também investimento do governo nos assentamentos da região, que segundo os agricultores, estão abandonados pelos governos federal e estadual.
 

 
Mais informações com Evanildo Loures Costa - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - ou na assessoria de imprensa do MST - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Fonte: Agência Petroleira de Notícias
Fotos: MST
 
Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.