Reforma Agrária

França proíbe definitivamente milho transgênico da Monsanto

Imprimir
Quinta, 26 Março 2015
Acessos: 2434
Compartilhar

Grãos de MON 810: variedade de milho geneticamente modificado desenvolvida pela empresa americana Monsanto é o único milho geneticamente modificado resistente a insetos

A França proibiu definitivamente nesta segunda-feira, 23 de março, o cultivo de um milho geneticamente modificado, depois que sua mais alta corte e o Senado confirmaram um veto existente.

Um arranjo de senadores de esquerda, que incluiu membros dos socialistas (governo), verdes e comunistas aprovou uma lei que proíbe o MON810, um tipo de milho geneticamente modificado, produzido pela empresa americana Monsanto, que já tinha passado pela Câmara baixa do Parlamento, superando a oposição de membros da extrema direita.

Ao mesmo tempo, o Conselho de Estado rejeitou uma demanda de produtores de milho para que a proibição ao MON810 fosse derrubada.

Segundo o Conselho, os demandantes da Associação Geral de Produtores de Milho (AGPM) tinham fracassado em demonstrar que enfrentavam uma crise econômica urgente em virtude da proibição, apontando para o fato de que apenas uma parte do milho francês é cultivado com sementes OGM.

Depois de Paris declarar duas vezes proibições temporárias sobre cultivos OGM - em 2011 e 2013 - a AGPM informou que os vereditos desta segunda-feira "não surpreendem".

O Ministério da Agricultura proibiu em março o MON810, o único milho geneticamente modificado resistente a insetos que pode ser cultivado na União Europeia.

Sua autorização está atualmente sob revisão da UE como parte de um análise mais ampla sobre o uso de cultivos OGM, mas estados membros têm o direito de proibi-los, independentemente das determinações de Bruxelas.

A França está pressionando para tirar Bruxelas totalmente do processo, enquanto as futuras autorizações sobre OGM estão sendo concedidas apenas em nível nacional.
Ja aqui no Brasil por influencias de tres ou quatro empresas transncionais praticamente todo milho que esta no mercado é transgenico, e já impossivel ter farinha, de semola para polentas e bolo sem ser transgencio.

Cássio Trovatto
Coordenador Geral de Formação de Agentes de Ater
Dater/SAF/MDA
SBN Quadra 1 - Edifício Palácio do Desenvolvimento
6º Andar - Sala 602 - 70.067-900 Brasíla, DF

telefone: (61) 2020 0956

Acesse o Plano Brasil Agroecologico

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.