Reservas Estratégicas

Petróleo, Pré-Sal e dívida pública

Imprimir
Sexta, 22 Junho 2012
Acessos: 1110
Compartilhar
Petróleo, Pré-sal, energia: como isso afeta a nossa economia e dívida pública. Esse foi o tema que Fernando Siqueira (Aepet) e Francisco Soriano (Sindipetro-RJ) debateram, com mediação do economista Paulo Passarinho, na Cúpula dos Povos. Sob constante ameaça internacional em privatizar os fundos do pré-sal, entidades seguem o movimento contra as privatizações da energia brasileira.

Fernando Siqueira falou sobre a atuação do lobby internacional nos três poderes da República, para tentar derrubar o projeto de partilha formulado no governo Lula, em que cerca de 55% do petróleo produzido voltasse a ser da União. Na avaliação do engenheiro, “essa riqueza imensa que é o pré-sal, pode tirar o Brasil de uma vez por todas de ‘eterno país do futuro’ para ser o país do agora”.

Por sua vez, o diretor do Sindipetro-RJ, Francisco Soriano, reafirmou a posição da entidade na luta contra as privatizações, contra os leilões do petróleo e a terceirização dos serviços na produção, na qual denunciou “condições precárias de trabalho, quase um trabalho escravo”.
 
Foto: Samuel Tosta
Fonte: Agência Petroleira de Notícias
Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.