Reservas Estratégicas

Brigadeiro defende a Campanha do Petróleo é Nosso

Imprimir
Quinta, 11 Outubro 2012
Acessos: 1420
Compartilhar

O ex-combatente maranhense na 2ª Guerra Mundial, o major-brigadeiro do ar e aviador da Aeronáutica, Rui Barboza Moreira Lima falou sobre a Campanha “ O petróleo e nosso”

 

Em homenagem recebida em março deste ano na Assembleia Legislativa do Maranhão, o major-brigadeiro falou sobre a Campanha “ O petróleo e nosso”. Rui Barboza Moreira Lima, que completou 93 anos em junho, foi o único piloto remanescente do conflito ainda vivo no Estado e o segundo no país. A homenagem foi com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Manoel Bequimão.A sessão foi presidida pelo 2º vice-presidente da Casa, deputado Neto Evangelista (PSDB), que destacou o heroísmo, a bravura e os feitos do combatente maranhense no conflito bélico mundial. O brigadeiro trouxe o livro “O Petróleo é Nosso - A luta contra o 'entreguismo', pelo monopólio estatal" de Maria Augusta Tibiriçá, cujo prefácio foi escrito por ele e disse que foi uma surpresa para ele saber que seu pai e mais seis juízes participaram do início da Campanha “O Petróleo  tem que ser Nosso”. “ Só descobri isso quando escrevi o prefácio do livro da Dra. Maria Augusta”.

Para o brigadeiro, “não tendo o monopólio estatal do petróleo, ele não é nosso.  A Lei 9497/97 nos tirou o monopólio estatal do petróleo, agora não é nosso. Esta lei desgraçada entrou e tirou. Ela diz que se a Petrobrás descobrir o poço ela tem que explorar, se ela não explorar tem que vender o poço em leilão. O poço em vez de pagar como os outros pagam 70% em petróleo, aqui no Brasil estão pagando 20% em dinheiro. O dinheiro vai todo para o dono do poço que se torna absoluto.Nós iniciamos junto com a AEPET, estes incansáveis, uma luta para que o petróleo volte a ser nosso, Vamos ganhar esta luta”, disse Brigadeiro.

Veja o vídeo completo

 

Fonte: AEPET

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.