Saúde

SUS garante tratamento do câncer de mama a partir dos 40

Imprimir
Quinta, 07 Maio 2009
Acessos: 2261
Compartilhar
Um importante passo acaba de ser dado em direção à prevenção ao câncer de mama, com a antecipação em dez anos na garantia de exames gratuitos na Rede Conveniada do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir desta semana, o atendimento passa a ser disponível  para as mulheres  acima de 40 anos e não mais a partir de 50, como ocorria anteriormente.

 

Outra mudança importante é a possibilidade de a paciente com diagnóstico da doença confirmado ter direito à assistência integral do SUS, que inclui prevenção, detecção, tratamento e controle da doença. Até então, a assistência parava na fase de detecção.

Trata-se de uma medida de grande alcance, porque vai possibilitar ao público feminino, principalmente o mais carentes, fazer um diagnóstico precoce da doença e, em caso de confirmação, iniciar o tratamento o mais cedo possível.

É uma medida simples, mas que ajuda a salvar muitas vidas.

Dados do Instituto Nacional do Câncer [INCA] apontam a morte de dez mil [10.000] mulheres por ano no Brasil, vítimas do câncer de mama. A prevenção precoce pode ajudar a reduzir esta triste estatística. É mais uma vitória das mulheres.

Fonte: jornal O Fluminense, 1-5-09

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.