Saúde

Pesquisadora da UFF descobre substância que pode prevenir a Aids

Imprimir
Terça, 29 Janeiro 2008
Acessos: 2444
Compartilhar
Medicamento seria à base de alga marinha


A professora de Biologia Marinha Valéria Laneuville Teixeira, do Instituto de Biologia da UFF, conseguiu isolar o composto químico chamado dolabelladienetriol, pertencente ao grupo dos diterpenos, que é extraído da alga parda marinha "Dictyota pfaffii". O vegetal é encontrado em diversos locais da costa brasileira e está sendo usado para produzir um gel vaginal utilizado na prevenção das infecções pelo HIV, vírus que causa a Aids.

De acordo com a pesquisadora, o produto retirado da alga reprime a ação de uma enzima do vírus denominada transcriptase reversa, que transforma RNA viral em DNA. O diterpeno age na célula infectada e na prevenção contra o vírus. Valéria Teixeira explicou que a presença do produto na célula combate a multiplicação do vírus que penetra em seu interior. Essa forma de ação levou a equipe que trabalha na pesquisa à criação de um gel vaginal que pode ser usado para proteger a mulher junto com a utilização do preservativo.

A bióloga Izabel Paixão, do Departamento de Biologia Celular e Molecular da UFF, também participa do estudo da professora Valéria Teixeira e tem sob sua responsabilidade a área de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade que avalia a atuação da alga marinha na enzima transcriptase reversa do HIV-1.

O imunologista Dumith Chequer Bou-Habib, da Fiocruz, também faz parte da equipe e estuda a forma de ação da substância e o seu potencial na prevenção das células. Esse trabalho resultou no projeto de produção do gel, criado e coordenado pelo pesquisador da Fiocruz Luiz Roberto Castello e tem a colaboração da Fundação Ataulpho de Paiva.

A pesquisa conclui que os primeiros testes avaliaram que o composto atua por cerca de dez dias na célula, porém seu uso preventivo é defendido mesmo que o produto final não tenha um efeito tão prolongado.


Fonte: www.uff.br

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.