Saúde

Shows na Cinelândia a partir das 15h marcam o Dia de Luta Antimanicomial

Imprimir
Terça, 18 Maio 2010
Acessos: 1614
Compartilhar

No Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado nesta terça-feira, 18 de maio, a TV Pinel realiza diversas intervenções em praças públicas do Rio de Janeiro durante todo o dia e, a partir das 15h, um ato-show na Cinelândia.

Com o slogan "Por uma sociedade sem manicômios" e apresentações dos blocos carnavalescos Tá Pirando, Pirado, Pirou e Loucura Suburbana, dos grupos musicais Harmonia Enlouquece, Chicas e Cancioneiros do IPUB, do grupo teatral Pirei na Cenna e do poeta Chacal, além da exibição de vídeos da TV Pinel, o objetivo dos organizadores é conscientizar a população da importância de um modelo de inclusão e valorização dos portadores de transtornos mentais.

Uma luta que é de todos
 
Há mais de vinte anos o Movimento da Luta Antimanicomial busca a efetivação da Reforma Psiquiátrica no Brasil, que já é definida através da Lei 10.216, mas, ainda em fase de implementação. Um dos mecanismos desta reforma são os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
 
Os CAPS são serviços de saúde municipais e comunitários que oferecem atendimento diário, tornando-se um instrumento substitutivo (e não complementar) ao Hospital Psiquiátrico. A ideia é prestar atendimento clínico diariamente, evitando internações em hospitais psiquiátricos.
 
O objetivo destes Centros é acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território, promovendo a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

TV Pinel

Desde a década de 90, a TV Pinel, uma iniciativa do Instituto Philippe Pinel, trabalha em um processo comunitário de produção de uma nova imagem da chamada "loucura", que visa ressaltar, sem preconceitos, a criatividade e a capacidade de produção destas pessoas, e a importância do convívio com a família e com a sociedade.

Utilizando a metodologia de TV comunitária, na TV Pinel os pacientes trabalham de forma coletiva. O intuito é ser um espaço de realização de novas possibilidades de existência para os pacientes, e ao mesmo tempo ser um instrumento desmistificador da loucura junto à sociedade.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias, com informações da Adital.

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.