Saúde

Vítimas de AVC terão acesso a programa de assisténcia no RJ

Imprimir
Quarta, 17 Agosto 2011
Acessos: 1229
Compartilhar

As vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) já têm direito a um programa de assistência, em todo o Estado do Rio de Janeiro.  A lei foi aprovada no último dia 11 de agosto, a partir de um projeto de autoria do deputado Paulo Ramos (PDT-RJ). O AVC é a doença que mais mata no Brasil. São 250 mil mortes por ano. Para reverter este quadro, a lei estadual propõe a criação de uma rede de informação, prevenção, medicamentos adequados, reabilitação, grupos de pacientes avecerizados e seus familiares.

Em Niterói, a Conferência Municipal de Saúde (realizada nos dias 5, 6 e 7 deste mês) também aprovou um texto que deverá servir de base para projeto semelhante, com abrangência local, assinado pelo vereador Renatinho (PSOL).

Vítima de um AVC  que deixou seqüelas, o médico Daniel Chutorianschy, desde então, empreende uma cruzada para chamar atenção da população e das autoridades para a gravidade dessa doença. Ele assegura que as vítimas do AVC, quando sobrevivem,  permanecem na invisibilidade. Na maior parte das vezes ficam com seqüelas, sofrem preconceito e têm dificuldade de readaptação social.

Psiquiatra, Chutorianschy formou um grupo de vítimas de AVC e familiares e tem lutado, incansavelmente, para que os governos, nas três esferas, forneçam um medicamento gratuito que poderia evitar milhares de mortes por ano, formem grupos de apoio nas unidades de saúde e façam uma campanha preventiva, junto aos meios de comunicação, a exemplo do que acontece com o câncer de mama e outras doenças. Segundo o médico, as campanhas educativas têm se  mostrado eficaz na redução de incidência de doenças.

A campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso acompanhou essa luta, desde os primeiros passos. O apoio do Sindipetro-RJ – carro de som, camisetas, panfletos – foi fundamental para o sucesso de uma caminhada em Icaraí e outra em Ipanema, sob a coordenação do médico. Quem quiser pode entrar em contato com a Equipe Grupo AVC (telefones 21-27177447,99966514) ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias
Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.