Saúde

Lula e o câncer

Imprimir
Sexta, 04 Novembro 2011
Acessos: 1203
Compartilhar

Por Emanuel Cancella*

Vida longa ao grande líder mundial Luis Inácio Lula da Silva! Não vou entrar no mérito dos preconceituosos que pregam que o ex-presidente deveria se tratar no SUS. Quando da doença de Mário Covas, Jânio Quadros, Franco Montoro ou da esposa de Fernando Henrique Cardoso, entre tantos outros, ninguém recomendou que se tratassem na rede pública de saúde.

Nessa história só quem pode se vangloriar é Fidel Castro que se trata nos hospitais estatais de Cuba e ainda atrai outros líderes mundiais como Hugo Chávez para fazer o mesmo. A medicina de Cuba fascina a humanidade, com sua qualidade incontestável e vários tratamentos de ponta.

Pelo menos Lula reconhecidamente incomodou os ricos e governou para os pobres. Jesus dizia que é mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino do céu. Fazer com que os ricos paguem impostos justos como fazem todos os pobres mortais é tão difícil quanto a entrada deles no céu.

O primeiro ponto para termos uma saúde pública decente no Brasil é o financiamento pelo estado e para isso é preciso dinheiro. E os ricos praticamente não pagam impostos e são os grandes sonegadores, basta ver a lista da Receita Federal.
Lula bem que tentou: o imposto das grandes fortunas, a CPMF, novas alíquotas no Imposto de Renda. Com o discurso de que a carga tributária no Brasil é muito alta, os ricos que dominam também a mídia impedem qualquer mudança e os assalariados continuam a pagar a conta.

Fidel tirou dos ricos na marra, Lula tentou sem sucesso convencer os ricos a pagarem impostos, entretanto há mais de dois mil anos atrás Jesus já jogava a toalha. 

Para mostrar a grandeza do poder de "convencimento" dos ricos em relação aos impostos: eles implodiram a CPMF que atinge a todos. O imposto do cheque paga o rico e o pobre, e como eles têm muito pagariam mais. E no aumento no IPI dos carros de luxo conseguiram jogar a sociedade contra o governo, como se todos pudessem ter um carro de luxo.

Por isso, vida longa a Lula! Quem sabe, voltando ao governo, e usando a experiência de Fidel e o exemplo do Cristo garanta a todos uma saúde de qualidade.

* Emanuel Cancella é diretor do Sindipetro-RJ.

Compartilhar

Copyright © 2019 Agência Petroleira de Notícias. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0

Av. Presidente Vargas, 502, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20010-000 • (21) 2508-8878 Onlink.